sábado, 24 de julho de 2010

Chegou a hora – Vai começar a Temporada 2010 da LBFA


Fluminense Imperadores e Minas Locomotiva fazem a primeira das 48 partidas que mudarão o panorama do Futebol Americano no Brasil

Faltam poucas horas para o kickoff da primeira partida da Temporada 2010 e eu estou mais ansioso do que nas horas que antecederam a primeira partida que organizei e disputei em Junho de 2006, quando Arsenal e Tubarões escreveram em Cuiabá o primeiro capítulo de uma das maiores e mais saudáveis rivalidades do Futebol Americano no Brasil.
Mais de quatro anos depois, o Futebol Americano no Brasil vive o seu melhor momento. São mais de 20 equipes totalmente equipadas, várias competições fullpads já realizadas, outras em andamento e uma competição nacional com 14 equipes prestes a começar.
Eu vivi um bom pedaço da história desse esporte no país, desde que comecei teimosamente a convidar amigos para brincar com uma bola oval em 2002. Hoje, como presidente da LBFA, estou ansioso e ciente da responsabilidade e das expectativas que teremos que atender. É hora de mudar de patamar.
O esporte que amamos é amador, no sentido de que os atletas não são remunerados, chegam até a pagar para jogar e usam o tempo livre para praticá-lo. E isso deve continuar assim por algum tempo.
O que mudou ao longo desses anos foi a maneira como os dirigentes fazem a gestão de suas equipes. Isso se profissionalizou e o resultado salta aos olhos: as 14 equipes que disputam a Temporada 2010 da LBFA investiram mais de R$ 1.000.000, entre equipamentos, uniformes, equipamentos para treino, sites e outras coisas. Apenas em 2010, com a organização das partidas, as equipes investirão mais de R$ 800.000 com viagens, hospedagem, alimentação, locação de estádio, fotografia, arbitragem, filmagem, divulgação, entre outras coisas. Não é possível fazer isso com uma gestão amadora.
Na LBFA a Diretoria usa os mesmos conceitos e faz uma gestão profissional. Usamos planejamento estratégico e gestão por projetos, delegamos, acompanhamos e cobramos, enfim, usamos as ferramentas que a Administração oferece para que possamos realizar a melhor competição que esse país já viu.
Ainda enfrentamos dificuldades e é certo que teremos problemas. E também é certo que já conseguimos fazer muita coisa boa.
A Temporada 2010 será a primeira competição nacional com a apuração detalhada das estatísticas. As equipes encaram a realização das partidas como um espetáculo voltado para o torcedor, para quem vai ao estádio, e não mais para o jogador. Estamos no negócio de entretenimento!
Melhoramos a relação com a imprensa, criamos um Guia de Mídia que ainda precisa ser aprimorado, mas já recebeu elogios de vários profissionais da mídia que o estão usando.
Teremos um site (sim, ele vai ao ar nas próximas horas) desenvolvido por uma empresa brasileira especializada em sites de Futebol Americano (alguém imaginava que um dia existiria uma empresa brasileira especializada nisso?). A empresa é a Tree Publicidade e Propaganda, da cidade de Timbó, SC.
Teremos uma equipe profissional gerando conteúdo para o site e para a imprensa em geral.
A arbitragem dos jogos estará a cargo de árbitros capacitados e certificados pela AFAB e serão adequadamente remunerados. É a contribuição da LBFA para que essa atividade seja atrativa e, com isso, os árbitros possam estudar e se aprimorar. Entendemos que isso é essencial para a melhora do nível do esporte.
Duas das equipes da LBFA representam oficialmente equipes que disputam a série A do Brasileirão de Futebol: Corinthians e Fluminense que, aliás, se enfrentam no Rio de Janeiro no dia 26 de Setembro. Anotem esse dia: nele será quebrado o recorde de público em partidas de Futebol Americano no Brasil.
Ainda enfrentamos problemas em algumas cidades para conseguir estádios. As equipes de Curitiba, por exemplo, mandarão suas partidas em cidades vizinhas. Cuiabá não terá o Dutrinha esse ano, estádio que ficou conhecido pelas partidas do Pantanal Bowl. Esses pequenos obstáculos serão superados, sem dúvida!
Como presidente da LBFA, quero deixar uma mensagem aos atletas de todas as equipes: vocês são os principais atores desse espetáculo! Vocês estão no palco! Comportem-se como o papel exige! Aquelas crianças que estão na arquibancanda, várias delas ainda tentando entender exatamente o que cada um de vocês faz em campo, os admiram. Várias delas sonham em fazer o que vocês fazem hoje, no futuro! Respeite essas crianças, respeite essas pessoas, respeite seus fãs! Jogue limpo!
Ainda aos atletas: participar de uma competição desse porte é uma experiência enriquecedora! Aproveite-a! Faça amizades, ao invés de adversários! Conheça as cidades que vai visitar, ao invés de bares e boates!
Aos dirigentes e membros da comissão técnica: trabalhem, trabalhem e trabalhem! Ajudem-se mutuamente! Troquem experiência! Falem e ouçam também! Temos muito a aprender uns com os outros! O sentimento de realização que isso permite é inebriante, vocês sabem! Então façam acontecer!
Aos nossos fãs: obrigado! São vocês que permitem que isso tudo aconteça. E um pedido: nos ajudem a melhorar! Nos digam o que vocês querem ver em uma partida. Nos digam como podemos melhorar o espetáculo. Onde estamos errando? Do que estamos nos esquecendo? Queremos ouví-los…
E ainda teremos o Brasil Bowl, mas isso é assunto para outro dia…
Orlando Ferreira Jr
Presidente da LBFA
presidente@lbfa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário