Cada Jogador do Futebol Americano

SIGLAS UTILIZADAS:

Para entender todo o playbook, códigos e nomenclaturas, é necessário saber que existem siglas para abreviar cada posição dos jogadores em campo.

Ataque:

QB - Quarter Back
RB - Running Back
FB - Full Back
TB – Tail Back (é um tipo de RB que mistura FB com RB)
HB - Half Back (são os RB e FB)
WR - Wide Receiver
SR - Slot Receiver (é um WR que alinha mais fechado, perto da Offensive Line)
TE - Tigh End
OL - Offensive Line (separada em LT, LG, C, RG, RT)
LT - Left Tackle
LG - Left Guard
C - Center
RG - Right Guard
RT - Right Tackle

Defesa:

DL - Deffensive Line (separados em DE, DT, NT)
DE - Deffensive End (que pode ser RE - right / LE - left)
DT - Deffensive Tackle (que pode ser RDT - right / LDT - left.... usados apenas em formações 4-3)
NT - Nose Tackle (usado apenas em formações 3-4)
LB - Line Backer (separados em OLB e ILB)
ILB - Inside Linebacker (que pode ser RILB - right / LILB - left... usados apenas em formações 3-4)
MLB - Middle Linebacker (um tipo de ILB em formações 4-3)
OLB – Outside Linebacker (que pode ser ROLB - right / LOLB - left)
DB - Deffensive Backs (separados em CB, FS, SS)
CB - Corner Back (que pode ser RCB - right / LCB - left)
FS - Free Safety
SS - Strong Safety

Obs.: Os jogadores são utilizados dependendo da formação ofensiva / defensiva utilizada.... e também da capacidade atlética / técnica de cada jogador.

ROUTES - WR:

São as "rotas" que os WR/TE devem fazer para receber passes. Existem inúmeras rotas e formas de codificá-las, mas vamos padronizar da seguinte forma:

*** São 10 rotas diferentes, numeradas de 0 a 9, onde todos devem decorar pois serão utilizadas nas jogadas. Existem 3 rotas onde pode ser curta ou longa (2, 3 e 6), onde a diferenciação será acrescentando a palavra LONG.

*** Existem rotas curtas, médias e longas, e para facilitar, a numeração é em ordem crescente em relação a distância da rota.

*** Todas as rotas são para dentro do campo (IN), mas também pode ser para fora, sendo que a diferenciação será acrescentando a palavra OUT.... então sempre que for falado um número seguido da palavra Out, significa que deverá fazer a rota correspondente, porém no sentido inverso, isto é, para fora do campo.

*** Em todos os passes, a parte mais importante é depois de mudar de direção, onde deve acelerar ao máximo para manter o marcador afastado. Se não receber o passe, continue na trajetória até a sideline, pois o QB pode "estar em apuros" e lançar um pouco atrasado. Se não receber até a sideline, continue na rota 9, ou ajude bloqueando os adversários para o avanço do companheiro.

0- É chamada de "lateral pass": onde o WR deve apenas fingir que sairá na rota, mas fica na mesma posição, esperando a bola chegar. Para TE, a rota 0 significa bloqueio, pois ele não recebe esse tipo de passe;
1- Look ou Short Slant: o recebedor deve fazer uma finta muito rápida e sair direto pra dentro do campo, aproximadamente a 30°. – Para fora (out), essa rota chama-se Straight;
2- Hitch: Passe curto, onde o recebedor percorre cerca de 3 a 5yds, pára bruscamente, e vira para receber o passe que já está vindo na direção;
2 Long- Hook ou Curl: É a variação da Hitch, diferenciada pela palavra Long. O recebedor percorre entre 9 e 12yds reto, pára bruscamente e "volta" para receber o passe;
3- Quick, ou In, ou Drag: o recebedor percorre 5yds reto, faz uma finta, vira rapidamente 90°, e "dispara" até receber o passe;
3 Long- Square: é a variação da Quick, diferenciada pela palavra Long. o recebedor percorre 10-11yds reto, faz uma finta, vira rapidamente 90°, e "dispara" até receber o passe;
4- Z route: o recebedor corre rapidamente a 45° (pode ser arredondado), até 5 ou 6yds, pára bruscamente, vira e "dispara" (paralelo a scrimmage) até receber o passe;
5- Cross ou Speed: o recebedor percorre 3-4yds reto, quebra 45° percorrendo mais umas 3-4yds, quebra novamente e "dispara" atravessando o campo paralelo a scrimmage (pode ser arredondado também);
6- Slant: o recebedor percorre 4-5yds reto, quebra bruscamente 45° e dispara até receber o passe. – Para fora (out), essa rota chama-se Flag; 6 Long- Post: é a variação da Slant, diferenciada pela palavra Long. O recebedor percorre 11-12yds
reto, quebra 45° e dispara até receber o passe. – Para fora (out), essa rota chama-se Corner;
7- Corner-Post: o recebedor percorre 6-7yds reto, quebra 45° percorrendo mais 2-3yds, e quebra novamente "disparando" em diagonal, até receber o passe. – Para fora (out), essa rota chama-se Post-Corner;
8- Shoot ou Chair: o recebedor percorre 5 yds reto, quebra 90° percorrendo 3-4yds, fingindo fazer uma rota Quick (inclusive fazer um pump-fake), e aí sim quebrar novamente 90° (paralelo a sideline) até receber o passe;
9- Streak, ou Fly, ou Deep: rota de muita velocidade, onde o recebedor "dispara" acompanhando a sideline até receber o passe. Não existe In ou Out para essa rota.


ROUTES - HB:

RB/FB além de correr e bloquear, também recebe passes, mas suas rotas são diferenciadas. Existem inúmeras rotas e formas de codificá-las, mas vamos padronizar da seguinte forma:
*** Serão 7 rotas diferentes, chamadas alfabeticamente de A a G, onde todos devem decorar, pois serão utilizadas nas jogadas. Essas rotas podem ser feitas diretamente no snap, ou seguida de um "curto bloqueio" para enganar o adversário, vai depender do que a jogada pedir.
*** Os passes podem ser pro lado esquerdo ou direito, e o que vai diferenciar serão os sinais + (direira) ou – (esquerda).
*** Existem rotas curtas, médias e longas, e para facilitar, a codificação é em ordem alfabética em relação a distância da rota.
*** Em todos os passes, a parte mais importante é depois de mudar de direção, onde deve acelerar ao máximo para manter o marcador afastado. Se não receber o passe, continue na trajetória até a sideline, pois o QB pode "estar em apuros" e lançar um pouco atrasado. Se não receber até a sideline, continue
na direção do fundo de campo, ou ajude bloqueando os adversários para o avanço do companheiro.
A- Screen Pass: o HB sai lateralmente, até se aproximar da sideline, onde muda de direção para receber o passe (ficar atento porque as vezes o QB precisa acelerar o passe... depois de 5yds corra olhando para o QB);
B- Flare: Parecido com o Screen, mas nesse o HB quebra a direção no meio do trajeto, e sai em diagonal até receber o passe;
C- Out: o HB sai em diagonal, atravessa a OL, e depois quebra em direção a sideline até receber o passe;
D- Arrow: o HB sai rapidamente em diagonal, até receber o passe;
E- Replace: o HB sai rapidamente em diagonal e depois muda de direção para o fundo do campo, até receber o passe;
F- Circle: o HB faz a volta por fora da OL, e volta para o meio do campo, onde receberá o passe;
G- Rail ou Fly: o HB sai em diagonal até a sidelide, e depois vai em direção ao fundo de campo para receber o passe.

POSITIONS:
No Playbook, as posições são indicadas por letras e desenhos, sendo eles:
“círculo” - São os jogadores de OL (LT, LG, RG, RT); "quadrado" - É o Center;
X - WR lado esq. (chamado de Split End);
Y - TE ou quando não houver, será o SR (Slot Receiver);
Z - WR lado dir. (chamado de Flanker);
Y' - É o 4° Recebedor (SEMPRE da esquerda pra direita);
Y" - É o 5° Recebedor (SEMPRE da esquerda pra direita);
Q – QB;
F – FB;
R – RB;
H – HB.


HOLES:

São os Gaps (espaços) ou "buracos" que serão abertos pela OL/TE, por onde os HB devem passar. Existem várias maneiras de indicar esses holes, mas vamos padronizar assim:


FORMATIONS:

Existem inúmeras formações de ataque, mas vamos utilizar "apenas" 10.
Toda formação de ataque possui suas variações, sendo elas:

TE - Left or Right (indica se o TE deve alinhar na esq. ou dir.)
Twins - Left or Right (significa que 2 WR devem alinhar na dir. ou esq.)
Trips - Left or Righ (significa que 3 WR devem alinhar na dir. ou esq.)
Strong - Específica para I-Formation, onde o FB fica um pouco deslocado p/ lado do TE
Weak - Específica para I-Formation, onde o FB fica um pouco deslocado p/ lado oposto TE.

Nomenclaturas Utilizadas no Futebol Americano:

Nomenclaturas Gerais:

RUN BLOCK - (bloqueio corrida): É o avanço da OL abrindo os espaços para os HB correrem;
PASS BLOCK - (bloqueio de passe): É o Pocket (“bolsão”) formado quando a OL recua para bloquear, dando tempo pro QB fazer o lançamento;
LEAD BLOCK - (bloqueio a frente): É quando um OL avança para fazer um bloqueio a frente;
PULL - (“Puxada”): É quando um jogador de OL (quase sempre um G) sai por trás da OL e vai fazer o bloqueio a frente dos HB... mais conhecida como Pulley Guard;
HOLE - (Buraco): Gaps (espaços) criados pela OL, onde os HB passam nas jogadas de corrida;
PITCH - É um passe curto lateral, como no Rugby... também chamado de showel pass;
HAND OFF - É o ato de passar a bola de mão em mão, de um jogador para o outro...geralmente do C para QB, e do QB para HB.... isto é, entregar a bola na mão do jogador;
SHOT GUN - (“Tiro”): É quando o Center lança a bola por baixo das pernas para o QB ou HB (direct snap), que está posicionado a cerca de 5yds atrás da OL;
LONG SNAP - É quando o Center lança a bola por baixo das pernas para o Houlder ou Punter, que está posicionado a cerca de 15yds atrás da OL;

DIRECT SNAP - É quando o center faz um shot gun direto para o HB;
SNAP COUNT – È a contagem de Snap (o tradicional “Hut-Hut”) para sair a bola;
BLOCK AND GO – É quando os jogadores fazer um curto bloqueio e depois saem nas rotas.

Nomenclatura de jogadas:

DIVE - Corrida simples pelo meio (gaps 1 a 5), com hand off, chamada “run beetween tackles”;
OFF TACKLE - É a corrida simples aberta, por fora dos Tackles (gaps 6 a 9), podendo ser com hand off ou pitch;
TOSS - É um tipo de corrida aberta, feita de forma arredondada;
SWEEP - É quando dois Guards fazem o pulley, em corridas do tipo Toss... chamada de Toss Sweep. Existem também as variações de QB Sweep e Flanker Sweep;
TRAP - É uma corrida tipo Dive, com Pulley de 1 Guard;
COUNTER - É uma corrida lateral, onde é feito a movimentação para um lado (cerca de 2yds), mas volta e corre pro outro lado;
DRAW - É quando o ataque finge um passe, fazendo o pocket por cerca de 2 segundos, mas faz um hand off ou passe curto pro HB correr;
BOOTLEG - É um fake ("fingimento") de corrida para um lado, mas o QB fica com a bola e se movimenta pro sentido oposto, para fazer um passe ou correr com a bola;
QB SNEAK - Corrida de QB atrás do Center (Hole 1), ou ao lado, feito sem snap count;
END AROUND - É um passe lateral pra WR ou HB, que recebe atrás da Scrimmage... como é um passe para trás, dependendo da jogada, o WR/HB pode correr com a bola ou lançar para outro recebedor;
REVERSE - É quando um jogador (HB ou QB) corre lateralmente, e faz um hand off (ou pitch) para um WR que vem em sentido oposto, que correrá com a bola;
DOUBLE REVERSE - É um reverse duplo, isto é, um WR pega a bola do HB ou QB e passa para outro WR que vém correndo do outro lado;
FLY-FLICK – É uma jogada de passe, mas inicia com uma corrida, onde o RB pega a bola,
corre até chegar na OL, vira e devolve a bola pro QB, que fará o lançamento;
OPTION - Mais utilizado no esquema ofensivo Veer, é quando o QB faz uma corrida aberta, com bloqueio de FB ou TE, e na eminência de levar o tackle, faz um pitch pro RB que o acompanha lateralmente. HUDDLE

Posições:

1- O Center é o responsável por posicionar o Huddle a cerca de 8yds atrás da Scrimmage, após isso todos os outros posicionam-se conforme o esquema.
2- Os jogadores de OL sempre ficam na mesma posição de saída, apenas virando de costas para a defesa.
3- QB (Q) sempre fica do lado esquerdo da OL, e TE (Y) do lado direito. Se não houver TE, o jogador Z ocupa seu lugar.
4- HB's ficam sempre ao lado dir. do QB. A sequência dos HB's, da esq. pra dir. é: RB - FB - TB
5- Depois vem os WR's X - Z.
6- Se houver mais de 2 WR's, a sequência fica: X - Y' - Y" - Z.
7- Se não houver TE, a sequência fica X - Y - Y' - Y" - Z.
Observações:

1- Lembrem sempre que de acordo com as regras da NCAA teremos apenas 25 segundos para fazer o snap, por isso, depois de cada jogada, voltem rapidamente para o huddle.
2- Em cada Huddle, apenas o QB fala e todos os outros escutam.
3- Caso haja dúvidas na jogada, não vá para o snap, pois poderá prejudicar todo o time, levante a mão e pergunte.
4- A posição dos jogadores no Huddle é com as mãos no joelho e olhando para o QB, o mais próximo possível um do outro.
5- Após a jogada ser passada, o QB pergunta: "Prontos"?... se ninguém tiver dúvidas o QB diz: 1, 2, 3 (pequena pausa)... e então todos batem palma e gritam "SHEEP".
6- Voltem "correndo" para a posição de saída e atentem para o snap count.

OBSERVAÇÃO: O “círculo” formado pode ser substituído por duas colunas, onde de um lado fica a OL + TE, do outro lado os HB’s e WR’s, e no meio o QB, seguindo a mesma sequência especificada acima. ESQUEMA DE CORRIDAS:
Para todas as formações, não importa qual, as corridas "simples" serão feitas da seguinte forma:
- Haverá uma jogada para cada formação chamada "corrida simples", e essa jogada terá um número. Então sempre que o coordenador chamar esse número é porque será uma corrida simples, faltando apenas indicar o Hole correspondente (feito através de códigos).

*** Como temos 10 formações no playbook, e 9 Holes, significa que teremos 90 possíveis corridas para chamar durante o jogo.
- Quando a corrida for Off Tackle na esquerda (Holes 6 ou 8), sempre o RT e o TE avançam pra bloquear na frente (quando não houver TE, somente o RT avança).
- Quando a corrida for Off Tackle na direita (Holes 7 ou 9), sempre o LT avança para bloquear.
- Quando for corrida de RB, sempre o FB lidera (FB lead).
- Quando for corrida de FB, o RB sempre sai na rota A+ para tentar chamar atenção dos LB.
- Quando tiver apenas 1 HB, ele correrá sozinho, exceto nos Holes de 6 a 9, onde os Tackles o ajudarão, conforme esquema acima.
- Na formação com 3 HB, se a corrida for pra esquerda, é o HB esq. que lidera a corrida pro RB... se a corrida for pra direita, é o HB dir. que lidera. Se for corrida de FB é o correspondente ao lado que correrá com a bola. Os HB's que ficarem "sem função" avançam por fora para ajudar lá na frente.
- Na formação de 5 WR, é o QB que correrá, valendo a mesma regra acima.
- Em todas as jogadas de corrida, os WR são 100% responsáveis pelos seus respectivos CB, então nunca permita que ele pare o corredor.



POSICIONAMENTOS DO FB E RB:

Para cada jogada, o posicionamentos dos HB's será feito da seguinte forma:
- Em formações em "I" não altera nada, isto é, FB na frente do RB.
- Em formações Shot Gun ou Split Back, o FB sempre alinha atrás do TE, e o RB do lado oposto.
- Quando não tiver TE, o FB sempre alinha do lado direito.
- Em formações Shot Gun com apenas 1 HB, alinhar sempre no lado oposto ao TE.

BLOQUEIOS DE FB E RB EM JOGADAS DE PASSE:

Em jogadas de passe, os HB's possuem papel fundamental no bloqueio dos adversários, para dar tempo pro QB lançar, o sistema que utilizaremos será assim:
- Em formações em "I", o FB bloqueia o lado oposto ao TE, e o RB ajuda o TE.
- Em formações com 2 HB's lado a lado, o FB ajuda o TE e o RB bloqueia o lado oposto.
- Quando o TE sair pra receber passes, o FB bloqueia o lado do TE e o RB o lado oposto.
- Em jogadas de 3HB, cada HB bloqueia o seu lado correspondente, e o RB observa os dois lados.
- Em jogadas com apenas 1 HB, ele bloqueia o lado oposto ao TE... mas se o TE sair pra receber ou se não houver TE, deve observar os dois lados...
Obs.: Todas essas regras se anulam quando é pedido para os HB's saírem em rotas para receber passes.

CHAMADA DE JOGADAS DO PLAYBOOK

Cada jogada do nosso playbook possui um número, que será utilizado pelo coordenador para indicar a jogada pro QB, que terá a função de repassar aos jogadores no huddle.
Todas as jogadas serão chamadas através dos códigos e nomenclaturas que já foram vistas, seguindo essa sequência:
1- Nome da formação de ataque;
2- Alguma situação especial (caso haja);
3- Holes das corridas e/ou código das Rotas para passe;
4- Extras (caso haja).
- Quando for corrida o QB avisará, mas quando for passe não... então os jogadores saberão que é passe porque será passado as rotas dos recebedores (seria impossível correr em 3 holes diferentes)... dessa forma não se perde tempo no huddle.
- Em jogadas de passe, o código das rotas será repassada na sequência alfabética, isto é, X – Y - Z. Se houverem mais de 3 recebedores, a sequência continua a mesma, apenas acrescentando os recebedores extras no meio, isto é, X - Y - Y' - Y" - Z.
Exemplo: Se a jogada for ShotGun 4WR/5-3-8-9, significa que X faz a rota 5, Y faz a 3, Y' faz a 8, e Z faz a 9. Além disso o QB deve memorizar todas elas para fazer o lançamento, a OL deverá fazer o pocket, e os HB's o bloqueio, pois não foi passado rotas para eles.
- Em jogadas de corrida, será repassado o Hole correspondente.
Exemplo: I-Formation, corrida 6, significa que o FB abrirá caminho junto com a OL, pro RB correr no Hole 6. O QB entrega a bola pro RB e os WR bloqueiam seus respectivos CB.
- Em jogadas mais complexas, é utilizado o sistema de nomenclaturas, por exemplo Reverse,
Draw, Counter, etc... aí será necessário que todos os jogadores saibam o que significa