Futebol Americano


Introdução

­O futebol americano é um esporte único. É um jogo sobre ganhar território tanto como sobre marcar pontos. Quando dois times entram em campo, começa a batalha para ganhar cada centímetro do território adversário. Cada time precisa defender o campo atrás dele e invadir o outro à sua frente. Basicamente, cada um quer ganhar terreno suficiente para que possa marcar um "touchdown"(jogada de seis pontos em que a bola é conduzida até o solo atrás da linha do gol do adversário) ou "field goal" (lance de três pontos no qual a bola passa sobre a barra horizontal e entre os postes da trave).
Neste artigo, você vai aprender sobre o campo, as posições e como os pontos são marcados, de acordo com as regras do futebol americano profissional. Também vamos dar uma olhada em algumas técnicas básicas de ataque e defesa.


Regras de campo

O futebol americano é um jogo de polegadas jogadas em um campo medido em jardas. As medidas inglesas são usadas para marcar os movimentos em campo. O sucesso do time é baseado em quantas jardas os jogadores acumulam ou cedem. Um campo oficial de futebol americano da Liga de Futebol Americano (NFL) (em inglês) é um retângulo que tem 110 metros (120 jardas) de comprimento e 49 metros (53 jardas e 1 pé) de largura. A maioria dos campos é coberta por grama e instalado em um estádio ao ar livre. Nos estádios cobertos, os campos são feitos com grama artificial.
Vamos dar uma olhada em algumas das características padrão de um campo de futebol americano.

Linha lateral. É a linha limite de 1,8 metros de comprimento de cada lado do campo de futebol.
Linha de fundo. É a linha limite de 1,8 metros de comprimento que liga as duas linhas paralelas laterais. As linhas de fundo e as laterais compõem a forma retangular do campo. Há dois flancos de mastro no fundo da linha de fundo.
Zona final. São as duas áreas de nove metros de comprimento em cada extremidade do campo dentro da linha de fundo. A zona final atrás de um time é a zona final daquele time, e a zona final à frente de um time é a zona final do time adversário.
Linha de meta. É a linha de 20 cm de comprimento que atravessa a frente da zona final. Há dois flancos de mastro no fundo da linha de meta.
Linhas de jardas e a divisa de interferência. No 91º metro (100 jardas) entre as linhas de meta, as divisas de interferência marcam cada jarda em ambos os lados do campo. A cada 45 m (50 jardas), uma linha branca sólida vai de uma linha lateral à outra e a cada nove metros (10 jardas) essas linhas são numeradas (por exemplo: 10, 20, 30, 40, etc.). Essas linhas cruzadas dão ao campo seu apelido de "gridiron".
Traves. Centralizadas na parte de trás da zona de fundo estão os pólos com 3 metros de altura conectados por uma barra horizontal atravessada. Em cada extremidade da barra atravessada de 5,5 metros há um poste perpendicular que se ergue a nove metros do solo. Uma fita de 10 cm x 107 cm é amarrada no topo de cada poste perpendicular.
A peça principal do equipamento de um jogo de futebol americano é a bola. As bolas oficiais da NFL são feitas à mão pela Wilson Sporting Goods Co. A bola de futebol americano é uma esfera alongada de 27,9 a 29,2 cm de comprimento. Ela tem uma circunferência de comprimento de cerca de 72,4 cm e uma circunferência de largura de 54,6 cm no meio da bola. Seu peso varia entre 397 a 425 gramas. A bola consiste em uma bexiga de poliuretano inflada revestida de couro de vaca e uma rede de corda. A rede de corda é uma linha de algodão revestida de vinil. O couro é costurado internamente no forro com um fio triplo sintético para proteger a bexiga e ajudar a bola de futebol a manter seu formato alongado diferente. Uma válvula conectada à bexiga se projeta para fora através do couro para permitir que o ar seja bombeado para a bola.
Com o equipamento identificado e o campo definido, agora podemos jogar. Um jogo da NFL é dividido em quatro tempos com um intervalo maior entre o segundo e o terceiro tempos. Cada tempo tem 15 minutos de duração. Se os times terminarem empatados após os quatro tempos, eles jogam uma prorrogação de 15 minutos. Na prorrogação, o primeiro time que marcar, vence.

 Embora o jogo possa ser jogado em até uma hora, geralmente ele dura de três a quatro horas. As equipes podem parar o relógio saindo das linhas do campo, atirando um passo incompleto ou pedindo tempo (são permitidas três solicitações por tempo). O cronômetro também pára durante os dois minutos de advertência observados no final do segundo e quarto tempos.
Quem é quem
Uma escalação da NFL não permite mais de 53 jogadores em uma equipe. São permitidos apenas 11 jogadores por equipe de cada vez em campo. Para entender uma escalação da NFL, é preciso identificar as três equipes dentro de um time: o ataque, a defesa e os times especiais. Cada um desses três grupos tem posições e habilidades específicas. Vamos ver cada uma delas.

Ataque
O ataque da equipe é responsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário. Para fazer isso, o atacante joga a bola para outro jogador ou segura a bola e corre para a frente. Aqui estão as posições básicas do ataque.
Quarterback (QB). Joga a bola para os receptores ou passa a bola para os running backs (RB). O quarterback também é o "cérebro do time" porque ele é o líder em campo.


Linha de ataque. Estes jogadores fornecem o bloqueio para os quarterbacks e running backs. Conheça as posições individuais dos homens da linha de ataque:
Center (C). O center fica no meio da linha. Sua função é passar a bola por baixo de suas pernas para o quarterback.
Guards (LG/RG). Estes dois jogadores atuam no meio de campo.
Tackles (LT/RT). Os tackles ficam posicionados do lado de fora de cada guarda. Cada equipe tem dois tackles.
Receivers. Os receptores correm pelo campo e pegam as bolas arremessadas pelo quarterback. Os receptores podem ser wide receivers (WR) ou tight ends (LTE/RTE), dependendo de suas posições no campo.
Running backs. Jogadores que recebem a bola do quarterback e partem para a corrida em direção à zona final. Dependendo da formação (organização) dos jogadores do ataque, um running back deve ser chamado de tailback (TB), halfback (HB) ou fullback (FB).

Foto cedida pelo time Kansas City Chiefs, fotógrafo Hank Young
O running back do Kansas City Chiefs, Priest Holmes, correndo em campo
Defesa
Quando uma equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa vários métodos para evitar que o ataque da outra equipe marque. Os jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. A defesa também tenta tirar a bola do ataque.
Agora conheceremos as posições básicas da defesa.
Linha de defesa. Os homens da defesa pressionam o quarterback tentando bloqueá-lo antes que ele lance a bola. Eles também tentam impedir os running backs. Esses são os típicos homens da defesa. Conheça as posições individuais dos homens da linha de defesa:
Ends (LE/RE). Os homens da linha defensiva ficam do lado de fora da linha e tentam avançar nos tackles de ataque.
Nose tackle (NT). Os nose tackle ficam ao lado da bola.
Tackle (LDT/RDT). Os tackle atravessam um guarda e tentam cortar a linha de ataque.
Linebackers. Quando há três atacantes, um é o linebacker intermediário (MLB) e dois são os linebackers externos (OLB). Quando há quatro atacantes, dois são linebackers internos (ILB) e dois externos. Sua função é afastar os atacantes, conter os corredores e cobrir os receptores em algumas jogadas.

Foto cedida Philadelphia Eagles
Linebacker do Philadelphia, Carlos Emmons (n.º 51)
Cornerbacks (CB). Os cornerbacks evitam que os wide receivers peguem a bola interrompendo os passes do quarterback.
Safeties. Eles jogam atrás da defesa para evitar um passe longo ou uma corrida. Um strong safety (SS) fica em linha na lateral do campo onde há mais atacantes. O free safety (FS) joga em uma posição centralizada, no fundo.
Equipes especiais
Se a equipe deve chutar a bola, ela usa a unidade especial do time. Essa unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.
Placekicker. O placekicker chuta a bola através da trave de gol para marcar pontos, chuta a bola para o outro time para iniciar o jogo e, também, para reiniciá-lo após cada gol marcado.
Punter. O punter chuta livremente a bola se sua equipe não consegue avançar a bola pelo campo.
Returner. Durante um chute inicial ou chute no ar, o returner tenta pegar a bola e devolvê-la o mais longe possível. Um jogador pode marcar um touchdown em uma devolução.