A história do futebol americano esta pontilhada com a presença de húngaros e descendentes de húngaros*. Don Shula, o técnico mais vitorioso de todos, Joe Namath, Bernie Kosar, Larry Csonka, Joe Theismann, Peter Gogolak, Lou Groza, Les Horvath, Thatcher Szalay, Tom Orosz, e finalmente o filho de húngaros de mais impacto na história da NFL: George Halas.
Halas nasceu em 1895 em Chicago, no Estado de Illinois, e desde cedo foi um atleta. Já na Universidade de Illinois jogou futebol americano, beisebol e basquete. Servindo a Marinha, durante a 1ª Guerra Mundial, ele foi MVP do Rose Bowl de 1919, jogando pelo time da entidade. Chegou a jogar 12 partidas de beisebol pelo New York Yankees até ter que parar por contusão no quadril.
Trabalhando na A. E. Staley Company, ele foi jogador-técnico do time da empresa. In 1920, ano em qual Al Capone começou suas atividades criminais em Chicago, Halas estava ocupado representando o “Staleys” na reunião que formou American Professional Football Association (que se tornaria a NFL em 1922) em Canton, no Estado de Ohio, onde anualmente acontece a cerimônia do Hall da Fama desde 1963.
Em 1921, o Chicago Staleys ganhou o Campeonato da NFL, e em 1922 (enquanto no Brasil acontecia a Semana da Arte Moderna) George Halas mudou o nome do time para Chicago Bears, em homenagem ao time de beisebol Chicago Cubs (“Cub” é filhote de urso), que permitia que o Bears jogasse no seu Estádio Wrigley Field.
Halas jogou como wide receiver e defensive end, mas cuidou de venda de ingressos (dizem que até os vendia pessoalmente) e era o técnico do time. Halas, junto com o técnico da Universidade de Chicago Clark Shaughnessy, foi o responsável pela revolucionária “ T-formation”. Em 40 anos como técnico ele teve apenas 6 temporadas com mais derrotas que vitórias.
Em homenagem ao reconhecido “Pai da NFL”, e para torná-lo mais conhecido aqui no Brasil nestes inícios de implementação do esporte que o Torneio Touchdown III nomeou uma de suas conferências como George Halas.
Os 8 times que a compõe são o ABC Corsários, Corinthians Steamrollers, Corupá Buffalos, Curitiba Hurricanes, Jaraguá Breakers, Ribeirão Preto Challengers, Uberlândia Lobos e o Vasco da Gama Patriotas.
*O único húngaro por enquanto conhecido por envolvimento com futebol americano no Brasil é... André José Adler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário