Alguns atletas se formam e outros parece que nasceram para o esporte. Nascido em New Britain, no Estado de Connecticut em 1859, distante menos de 12 km de Bristol, onde 120 anos depois seria fundada a ESPN, Walter Camp sempre levou a sério o preparo físico e o treino. Tornou-se um bom nadador, corredor e até um talentoso tenista.
Entre os esportes, a sua paixão e dedicação foi dada ao jogo de “football”. Em 1876 ele entrou para a prestigiosa universidade Yale College, fundada no século 18. Ex-Presidentes americanos estudaram lá como William Howard Taft, Gerald Ford, George H.W. Bush, Bill Clinton e George W. Bush. Vencedores do “Oscar” como Paul Newman, Meryl Streep, e Jodie Foster também. Mas o que nos importa saber agora é que a tradição esportiva de Yale inclui o primeiro jogo de hóquei no gelo disputado nos Estados Unidos (contra a Universidade John Hopkins) em 1896, além do The Yale Corinthian Yacht Club, fundado em 1881, ser o mais antigo clube universitário de iatismo do mundo. E antes, Walter Camp já havia jogado um futebol americano que viria à organizar e estabelecer. Após a sua carreira jogando, ele foi o técnico de Yale de 1888 a 1892, ganhou três campeonatos nacionais e foi para a Universidade de Stanford onde foi Head Coach até 1895. Como técnico ele amealhou 79 vitórias, sofreu apenas 5 derrotas e 3 empates.
1906 foi um ano difícil na história da bola oval. O jogo estava sendo atacado pela sua brutalidade. A força física era mais destacada que habilidades técnicas e estratégicas. Foi então que Walter Camp salvou o jogo, e como membro do comitê de regras introduziu o que hoje conhecemos: o “forward pass”, o “snap” para trás pelo Center, o sistema de “downs”, o sistema de pontuação, o safety e até a composição de ataque com sete na “offensive line” e um “ backfield “ com um quarterback, dois halfbacks, e um fullback.
Em homenagem ao reconhecido “Pai do Futebol Americano”, e para torná-lo mais conhecido aqui no Brasil nestes inícios de implementação do esporte que o Torneio Touchdown III nomeou uma de suas conferências como Walter Camp.
Os 8 times que a compõe são o Botafogo Mamutes, Curitiba Predadores, Palmeiras Locomotives, Ponta Grossa Phantoms, Santos Tsunami, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, e o Vila Velha Tritões.
Anualmente um jogador é selecionado para receber o premio dado ao melhor do ano pela Fundação Walter Camp, o “Walter Camp Player of the Year Award”. Em 2010 o vencedor foi *Cam Newton, que como QB da Universidade Auburn derrotou Oregon no BCS Championshio 2011, apitado por Bill LeMonnier que recentemente conduziu uma clínica de arbitragem no Brasil.
*Cam Newton foi draftado pelo Carolina Panthers e breve vai estrear na NFL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário