quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um esclarecimento necessário para o FA no BR.

Para quem segue ou participa do futebol americano no Brasil, eu não preciso detalhar meu currículo de apoio à prática deste esporte que tem tantas possibilidades de ser mais uma opção atlética e de entretenimento neste país.

Mesmo antes de sugerir em 2008 a criação de um “Torneio Touchdown” no formato “invitational” (times convidados) que não colidisse com as iniciativas que já ocorriam (Carioca Bowl, Sorocaba Bowl, Pantanal Bowl, entre outros) quando houvesse times equipados o bastante para isto, eu já divulgava na ESPN International todos os jogos dos quais tinha conhecimento por emails ou pela Lista Redzone que fundei em 1998, e encorajava o flag que crescia em São Paulo.

De volta ao Brasil em 2009, convidado para fazer parte do Grupo Gestor do Torneio Touchdown na função de Conselheiro, apoiei como pude os 8 times participantes e promovi o pioneiro campeonato privada e publicamente e aprendi um bocado.

Em 2010 foi fundada a LBFA com seus próprios regulamentos e ideais.  Com o apoio e chancela da AFAB me encorajei a fazer o TTD II e convidei novos times. Sete deles acreditaram na proposta e cada um representou seus próprios interesses em harmonia com o total. Houve momentos difíceis, mas uma filosofia regeu o campeonato e cada um dos sete times recebeu os benefícios de desenvolvimento e/ou outros que plantou.

Apesar de muitos obstáculos, o Torneio Touchdown foi bem sucedido e um sucesso.

Animado pelas possibilidades, e pela vontade de continuidade de cinco dos sete times que participaram em 2010, propus o Torneio Touchdown III.  E abrimos inscrições. Pessoalmente, não achei prudente passar de 12 times. Não convidei nenhum time que participou da LBFA em 2010, pois minha ética não o permitiria. No entanto não foi também (e nem será) preconceito, tanto que 3 times passaram daquela liga para o TTD por iniciativa própria. E sim, caí “em tentação” e aumentamos este ano para 16 times.

Procurado por Luis Claudio Lula da Silva, e seus sócios da LFT Marketing Fabio Tsukamoto e Otavio Ramos, acabamos tendo nossa primeira reunião pessoal em Guarulhos.  Exatamente na véspera da chegada do mais famoso árbitro da NCAA, Bill LeMonnier convidado para uma Clínica de Arbitragem que me pareceu ter maior relevância se fosse uma iniciativa não apenas minha ou do TTD, mas conjunta com a LBFA que declinou. Após reunião ao vivo com Flavio Cardia, novo diretor executivo da AFAB, a clínica foi decidida como uma parceria.



Com pouco mais de dois anos e meio no Brasil, tendo vivido fora dele desde 1978, vim e venho aprendendo e tomando consciência das minhas limitações.  E também das minhas possibilidades. Acreditando que muitas delas podem ser maiores se aliado à pessoas com garra e contatos para ampliar o escopo do futebol americano por aqui com captação e melhor estrutura, me associei aos parceiros da LFT fundando a Touchdown Promoção de Eventos Esportivos Ltda.

Nosso objetivo  não é o de boicotar a LBFA, LINEFA, ou sequer a própria AFAB. Não é a de restringir ou limitar o número de praticantes do esporte da bola oval no país. Menos ainda de chantagear jogadores de times com restrições ilógicas.

Nossa intenção é por um lado fazer que o Torneio Touchdown IV tenha em 2012 uma qualidade melhor ainda, mantendo equilíbrio e imparcialidade, e por outro apoiar todas as iniciativas que possam ampliar e melhorar a qualidade do esporte. Com a quantidade de times equipados já jogando e outros prontos ou quase para estrear em 2012  não acreditamos nem que haja de nossa parte uma estrutura para coordenar ou administrar um campeonato tão gigantesco.

Acreditamos que o mais salutar para o progresso do esporte é a continuação de campeonatos com as atuais gestões e filosofias do TTD, LBFA, LINEFA, ou se de fato preparada para isto da própria AFAB se esta for a sua missão.

O TTD abrirá em breve inscrições para 2012 e os times interessados poderão expressar seu interesse através do email contato@touchdown.net. Assim como não há obrigação para os 16 times do TTD 2011, embora a maioria já tenha confirmado a sua participação através de  emails, não há restrições para times jogando na LBFA, LINEFA, ou times estreantes. Precisamos apenas confiar, enquanto medimos seus desempenhos fora do campo.

O mais importante para qualquer esporte ser de fato um esporte organizado é o “fair play”.

Muito sinceramente,

André José Adler
Diretor do Torneio Touchdown
Sócio / Secretário / Diretor Presidente
Touchdown Promoção de Eventos Esportivos Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário