O charmoso estádio Caio Martins em Niterói recebeu na última quarta-feira (02/11) a primeira partida de futebol americano entre dois times cariocas completamente equipados (full pads). Personalidades do esporte, diversas mídias e muitos fãs acompanharam este jogo que vai ficar marcado na história do estado do Rio de Janeiro, pioneiro da modalidade no país com o tradicional Carioca Bowl desde o ano 2000. Lá estavam presentes as três pessoas que já presidiram a AFAB – Robert Lee Segal, Miguel Lopes e Flávio Cardia –, membros das comissões técnicas das atuais seleções brasileiras, como Otávio Roichman (coordenador ofensivo do masculino) e Duda Duarte (head coachdo feminino), além do organizador do Torneio Touchdown André José Adler.
Na preliminar, os times femininos de flag football de Vasco e Botafogo fizeram uma partida exibição com a vitória das botafoguenses por 20 x 14. E quando o confronto principal se aproximava o clima amistoso entre os jogadores passava a dar lugar à competitividade da última partida da temporada regular que valia para ambos a classificação na segunda colocação em suas respectivas conferências.
Campeões do Torneio de Seleções Estaduais de 2010 pelo Rio de Janeiro estavam em sidelines opostas. Enquanto que do lado do Patriotas havia, por exemplo, o coordenador ofensivo Thiago Prates, o MLB Cristiano Forti e o WR José Netto daquela equipe campeã, o Mamutes contava com o head coach Lynho, o OLB Nerull e o WR João Pedro (JP), entre outros.
Logo no primeiro drive, a equipe vascaína chegou até o field goal com o kicker Roldan #77. Entretanto, o equilíbrio permaneceu durante os dois primeiros quartos, com direito a outros dois field goals desperdiçados pelo mesmo Roldan e outro de Allan #36 pelo lado do Mamutes. Com isto, os times foram para o half time com os cruzmaltinos vencendo por 3 x 0.
Só que no segundo tempo, a equipe da estrela solitária voltou disposta a virar a partida, e conseguiu. Depois de Costão #50 errar o field goal, o ataque do Vasco entrou em campo dentro das suas 20 jardas e logo no primeirodown cedeu a sua segunda interceptação no campeonato. O DB Paulo Brant #2 aproveitou para retornar e deixar o Botafogo na linha de cinco jardas, e assim o QB Menor #6 pôde correr e marcar o touchdown que colocava o Mamutes na frente (XP Alan #36), 7 X 3. A resposta do Patriotas não demorou. Com pesadas corridas lideradas por sua offensive line, terreno foi ganho até que o QB Roni #8 pudesse marcar o seu primeiro touchdown em 2011. Após o XP (Roldan #77), o Vasco estava novamente a frente no placar: 10 X 7.
Embora o ataque do Mamutes se empenhasse em busca da vitória principalmente através de seu half backAluan #28, a defesa vascaína capitaneada pelo MLB Cristiano conseguiu recuperar dois fumbles durante o jogo cometidos pelo próprio Aluan e também em confuso handoff entre o QB Pedro #7 e o HB Johnny Garrido #84.
O ataque do Patriotas se aproveitou da melhor proteção da bola para chegar ao seu segundo touchdownterrestre com o MVP do Carioca Bowl de 2007, o HB Leduc Fauth #21 (XP Roldan #77). Mas o Mamutes não se deu por vencido e o QB Pedro conseguiu conectar passe dentro da end zone com o WR João Pedro #47 (XP errado Alan #36). Logo, no novo kickoff do Botafogo, a partida chegava a equilibrados 17 X 13 a favor do Vasco da Gama no último quarto de jogo.
Até que o WR do Patriotas Manning #34 fez a jogada mais longa do embate em um avanço de 70 jardas que culminou com mais um TD de Leduc (XP Ryan #1) dando números finais à tarde histórica, Vasco da Gama Patriotas 24 x 13 Botafogo Mamutes.
Agora o invicto Vasco Patriotas (5-0) recebe no dia 12/11 (sábado) o Corupá Búfalos (5-0) pelo Wild Card da Conferência George Halas de 2011. Por sua vez o Botafogo Mamutes (3-2) receberá no dia 19/11 uma equipe do Paraná, com o Ponta Grossa Phantoms para decidir a vaga na final da Conferência Walter Camp com o Ponta Grossa Phantons (3-2).
PorThiago Prates
Foto da Capa:Sandro Vox
O jogo foi narrado no Caio Martins por Merlin Calazans e Helquer Sales fez o play by play para a touchdown.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário