sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A Imaculada Recepção

Immaculate Reception

A Imaculada Recepção

A história da NFL é, à boa maneira americana, a história de mitos, glórias, desastres, dramas, comédia e mistério… muito mistério!
E é desse verdadeiro caldo de imprevistos que surge a paixão pelo jogo. Irracional. Plena. Incondicional!
A 22 de Novembro de 1963, John F. Kennedy era assassinado em Dallas, Texas. Naquele dia nascia o maior mistério da história dos USA. Quem matou o Presidente americano e porquê? A versão oficial diz que o autor do crime foi Lee Harvey Oswald. Mas as versões alternativas são bem mais interessantes. E a alimentar todas as polémicas e a empecilhar o relato oficial do ocorrido está um pequeno filme de um cidadão anónimo, de nome Abraham Zapruder, proprietário de uma pequena fábrica de confecções, que ganhou a eternidade com um película muda, de 26,6 segundos de duração e 486 frames, onde documenta os segundos fatais do assassinato de JFK (para os mais curiosos, o frame 313 é o do tiro fatal…).
10 anos, 1 mês e 1 dia depois, ou seja, a 23 de Dezembro de 1973,  no Three Rivers Stadium, em Pittsburgh, nascia o mistério JFK da NFL. E tal como em Dallas, nesse dia foram também filmadas as imagens mais vistas e revistas da história do American Football. Como as de Dallas, inconclusivas, polémicas, misteriosas, discutidas, muito, muito discutidas.
A Imaculada Recepção
Franco Harris a correr para o touchdown após a Imaculada Recepção
Jogava-se um dos AFC Divisional Playoff Games daquela época e o jogo punha frente a frente, os Pittsburgh Steelers e os Oakland Raiders do mítico John Madden.
Depois dos Raiders terem marcado um touchdown a 1 min. e 17 seg. do fim do jogo, deixando o marcador em 7-6 a seu favor, Terry Bradshaw, o famoso QB dos Steelers, dá início à drive de onde nascerá a jogada que se tornaria no momento mais famoso, polémico, discutido, analisado, amado e odiado da história da NFL.
Com 22 segundos para jogar no 4º período, sem mais descontos de tempo, num “4th and 10″, nas suas próprias 40 jardas, Bradshaw recebe a bola do snap e… bem o melhor mesmo é verem o que aconteceu…
Após segundos de indecisão, drama, pressão e desespero, o QB dos Steelers despacha literalmente a bola lá para a frente, na direcção do halfback John Fuqua.
Marcado de perto pelo safety dos Raiders, Jack Tatum, (convém fixarem bem os nomes dos intervenientes na jogada, pois, a partir destes instantes, tornaram-se em verdadeiras lendas do jogo) Fuqua não consegue fazer a recepção depois de chocar com Tatum.
Tudo parece perdido para os Steelers, quando de repente, vindo não se sabe bem de onde e como, aparece o fullback Franco Harris com a bola nas mãos e em corrida imparável para a endzone dos Raiders. Touchdown Steelers. 13-7! e o jogo acaba logo ali.
E a polémica nasceu no próprio dia do jogo…
O lance foi filmado e revisto várias vezes, mas a decisão do lance foi discutida por toda a equipa dos Raiders e, principalmente, por John Madden que alegou que Harris apanhou a bola depois de esta tocar com a ponta no chão. A polémica apenas tinha acabado de nascer.
Para além de filmado o lance foi… mapeado, como se vê no diagrama abaixo!
A Imaculada Recepção
Diagrama da Imaculada Recepção
Naquela altura os lances não eram revistos pelos árbitros pois estava proibido o recurso a imagens televisivas. O árbitro do encontro era o sr. Fred Swearingen que, depois de longo tempo de indecisão e consulta com os seus auxiliares, acabou por validar o lance, mas sem se livrar das acusações furiosas de Madden e de toda a equipa de Oakland de que teria validado a jogada depois de visionar as imagens da TV.
A polémica nunca mais foi resolvida!
Para além da questão de se saber se a bola tocou no chão antes de Harris pegar nela, facto que nunca  se conseguiu demonstrar, nomeadamente, através das imagens televisivas, existe um lance imediatamente anterior que acende, ainda hoje, todas as discussões entre os adeptos dos Raiders e dos Steelers: terá a bola lançada por Bradshaw, tocado em Jack Tatum antes de ir parar às mãos de Harris?
E este ponto é crítico para avaliar da legalidade da jogada. Se a bola não tivesse tocado em Tatum e tivesse apenas ressaltado em John Fuqua, o lance seria totalmente ilegal e o touchdown nunca poderia ter sido validado. Mas se ressaltou em Tatum, independentemente de, antes ou depois, ter tocado em Fuqua, então a jogada seria válida e Franco Harris poderia marcar o touchdown validamente.
Ano após ano, a polémica à volta destes segundos do jogo de Pitsburgh alimentou horas e horas de debates e discussões na televisão, rádio, jornais e, estamos seguros, muita amizades acabaram por causa dela. A jogada entrava no Olimpo do jogo!
O nome  “Immaculate Reception” foi usado pela primeira vez por um jornalista de Pittsburgh, de nome Myron Cope, que o utilizou durante uma emissão de rádio, horas depois do fim do jogo, nesse mesmo dia 23 de Dezembro de 1973 e depois do nome lhe ter sido sugerido por uma ouvinte, de nome Sharon Levosky.
O resultado deste jogo significou a primeira vitória dos Steelers num jogo de playoffs, encerrando um período de 40 anos de absoluta irrelevância na história da NFL. Apesar de terem perdido, na semana seguinte, o AFC Championship para os Miami Dolphins, que viriam a ser os campeões desse ano, e a primeira e, até hoje, única equipa com uma época perfeita, isto é, sem derrotas, a vitória dos Steelers sobre os Raiders foi um ponto de viragem na história da equipa de Pittsburgh, que acabaria por vencer 4 Super Bowls nos 10 anos seguintes, sendo mesmo, actualmente, a equipa com mais vitórias na NFL (6).
A Imaculada Recepção
Estátua de Franco Harris encenando a Immaculate Reception no Pittsburgh International Aeroport
Não é assim de estranhar que, quando chegamos ao Pittsburgh International Aeroport, dêmos de caras com uma estátua de Franco Harris encenando a Immaculate Reception.
Já para os amantes dos Oakland Raiders, a jogada é ainda hoje saboreada com um travo bem amargo. E para além de uma rivalidade dura e sem quartel com os Steelers nascida naquele dia, o lance de Franco Harris recebeu um nome bem diferente: “Immaculate Deception”!

http://www.futebolamericano.eu/nfl/a-imaculada-recepcao#.U9rzCfldU1Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário